Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Cristina diz que país não é protecionista

05/03/2012
Em discurso de abertura do ano parlamentar, presidente da Argentina faz longa lista de autoelogios.

A presidente Cristina Kirchner rechaçou ontem as críticas de governos e empresários estrangeiros que acusam seu governo de ser "protecionista". "Quero desmistificar essas coisas que dizem por aí, de que colocamos barreiras protecionistas. Somos uns dos países que mais importam", argumentou Cristina, cujo governo, desde o início do ano, intensificou seu arsenal de medidas para limitar a entrada de importados.

No meio do discurso, Cristina agradeceu a Guillermo Moreno, secretário de comércio interior e autor de diversas barreiras protecionistas, várias das quais atingiram produtos fabricados no Brasil. "Essas medidas nos permitiram crescer como crescemos", disse Cristina. Na sequência, criticou setores da oposição e empresários contrários à sua política: "Há pessoas que dizem por aí que estabelecer uma administração do comércio exterior é um sacrilégio".

"Depois da Índia, o país que mais cresceu em importações entre 2010 e 2012 foi a Argentina, com mais de 30%", disse a presidente em seu discurso de abertura do ano parlamentar no Congresso Nacional. Segundo ela, a Argentina importou US$ 73,92 bilhões em 2011, volume significativamente superior aos US$ 56,5 bilhões importados em 2010. "Não somos protecionistas", disse em tom exaltado.

Cristina disse também que tem muito orgulho "de ter comandado um processo de reindustrialização". Segundo ela, a Argentina não depende de financiamento externo para continuar crescendo.

Numa longa lista de autoelogios, Cristina Kirchner disse que, no período 2003-2011, a Argentina teve "o maior crescimento econômico desde os anos 70, com uma média de 7,8%". "É o maior crescimento na região nos últimos anos", complementou.

Fonte: O Estado de São Paulo


Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato