Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Espanha vai pedir socorro

27/08/2012
A Espanha está negociando com a Zona do Euro as condições de um plano de ajuda internacional para diminuir os juros dos financiamentos ao Tesouro e à economia do país, que vêm se mantendo excessivamente elevados nos últimos meses, ameaçando criar uma situação irreversível de insolvência. A informação foi repassada à Reuters por três fontes com conhecimento do assunto.

O governo espanhol, no entanto, ainda não tomou a decisão de pedir o resgate, disseram as fontes. A opção preferida é que o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, na sigla em inglês), mecanismo criado no bloco monetário para apoiar países em dificuldades, compre títulos do governo em leilões primários (quando os papéis são emitidos), enquanto o Banco Central Europeu (BCE) interviria no mercado secundário para conter os juros nas transações entre investidores.

Nenhum número específico foi discutido nas negociações, que começaram há várias semanas. O gabinete do primeiro-ministro, Mariano Rajoy, não quis fazer comentários. Uma porta-voz do Ministério da Economia disse que a Espanha vai esperar até a próxima reunião do conselho do BCE, em 6 de setembro, para conhecer detalhes dos planos de intervenção da autoridade monetária e, então, decidir o que fazer.

No início deste mês, o presidente do BCE, Mario Draghi, informou que a instituição poderia socorrer economias em dificuldades, mas apenas se os governos pedissem, antes, ajuda ao fundo de resgate. Segundo as fontes, embora a Espanha já tenha adotado duras medidas de austeridade, um plano de socorro global poderá implicar uma agenda mais exigente de monitoramento.

Sistema financeiro
O governo já está endurecendo a postura frente aos bancos, como condição para receber a ajuda de 100 bilhões de euros prometida por seus parceiros europeus para salvar o sistema financeiro espanhol. Um novo decreto deve dar ao banco central poderes para intervir mais rapidamente em instituições com dificuldades.

Fonte: Correio Braziliense

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato