Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Abertura comercial não mudou tanto desde a crise de 2008

20/06/2013
Para Roberto Azevêdo, eleito diretor-geral da OMC, não há porque imaginar que uma negociação hoje é impossível quando ela era possível antes de 2008.

Roberto Carvalho de Azevêdo, diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) eleito pensa que as dificuldades que existem hoje para a OMC são as que existiam antes, "não houve uma modificação extraordinária do grau de abertura e relação comercial entre os países".

O impacto comercial de todas as medidas restritivas ao comércio impostas por países do G20 dede 2008 foi de 0,2% do comércio intra-G20, segundo Azevêdo. Essas medidas restritivas não mudaram a cara a do mundo - o mundo não mudou tão significativamente assim em termos de abertura comercial desde que a crise eclodiu em 2008, segundo o diplomata. "Não há porque imaginarmos que uma negociação hoje é impossível quando ela era possível antes de 2008. Se era possível antes de 2008, hoje também é", disse Azevêdo.

Para o diplomata, o fato é que não houve uma mudança real nas relações comerciais, o que é diferente da percepção de que o protecionismo mudou. "Temos que trazer a percepção para o real - e o real é de que o mundo não mudou tanto, não há motivos para sermos tão pessimistas assim, acho que temos que ser mais realistas, mais pragmáticos e pautar nossas ambições pelo que é possível e não pelo que é desejável", afirmou.

Fonte: Valor Econômico.

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato