Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) terá reuniões trimestrais

11/02/2015
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) terá reuniões trimestrais com a participação da presidenta Dilma Rousseff, disse hoje o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, após a reunião de reinstalação do Conselho, no Palácio do Planalto. Para ele, o fato do Governo já ter realizado a primeira reunião em pouco mais de um mês após a posse é um reconhecimento de que esse espaço de interlocução é muito importante para orientar as ações do governo, além de ser um reconhecimento da importância da indústria, que tem um papel central na estratégia de desenvolvimento do país.

Segundo o ministro, toda a representação do Conselho entendeu que as medidas de ajuste que estão sendo implementadas são absolutamente necessárias para o reequilíbrio macroeconômico do país, mas que é possível avançar em temas como desburocratização, simplificação e melhoria do ambiente regulatório tributário para melhorar o ambiente de operação das empresas. Para ele, estas são medidas realistas que podem ser implementadas com reduzido impacto fiscal.

O aumento das exportações a partir do lançamento do plano nacional de exportações, previsto para março, é outra vertente a ser trabalhada para oferecer ganhos à economia nacional. "Há o reconhecimento de que o plano, com olhar de curto e médio prazos, é muito desejável porque o câmbio está nos dando essa oportunidade", destacou. Para ele, é possível diversificar os destinos das exportações, sobretudo para regiões com maior dinamismo econômico.

O ministro do MDIC disse que o ministério está trabalhando na construção desse plano com a participação do setor privado. "Mais de 50 já foram consultados e informamos que os trabalhadores também estão participando por entenderem que a exportação é um vetor importante para garantir o nível de atividade em vários setores da indústria brasileira", explicou.

Composição

O CNDI é composto por18 novos conselheiros membros da sociedade civil designados por um período de dois anos. A listagem com os novos integrantes foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

O órgão ainda é composto por 18 representantes do governo - 17 ministros e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Conselho tem a função de assessorar a Presidência da República na formulação das políticas nacionais e medidas específicas destinadas a promover o desenvolvimento industrial, tecnológico e de comércio exterior do país.

Fonte: CNDI

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato