Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

As 15 economias mais complexas do mundo (e o Brasil em 53º)

12/06/2015
Você já ouviu falar no Atlas de Complexidade Econômica, mantido desde 2011 por um time que inclui Ricardo Hausman, de Harvard, e Cesar Hidalgo, do MIT?

Ele mede o "conhecimento produtivo" de cada país. A ideia é que lugar nenhum passa de produzir uma banana para um computador de uma vez: isso exige um acúmulo gradual de habilidades e processos coletivos.

"Pense em um país e um produto qualquer. Depois se pergunte: se este país não fizer este produto, em quantos outros países ele pode ser feito? Se a resposta for "muitos países", então este país provavelmente não tem uma economia complexa."

Isso importa porque segundo os cálculos dos autores, a complexidade não é apenas reflexo da prosperidade atual, mas está relacionada com crescimento e renda futuros, além de desigualdade.

A medição é feita analisando a natureza dos produtos exportados, já que "países podem fazer coisas que não exportam, mas o fato de que não exportem sugere que talvez não sejam muito bons nelas".

No caso do Brasil, a pauta é dominada pelas commodities: minério de ferro, soja, petróleo bruto e açúcar. É isso que nos coloca no 53º lugar, atrás de todos os BRICS e de economias como Tunísia e Filipinas.

Fonte: Exame

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato