Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Armando Monteiro coordena reunião bilateral Brasil-EUA

22/06/2015
O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, coordena hoje, no Itamaraty, reunião bilateral entre Brasil e Estados Unidos que integra a programação da 9ª edição do Fórum de Altos Executivos Brasil-Estados Unidos ("Fórum de CEOs"). A reunião acontece dias antes do encontro entre os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama, previsto para o próximo dia 29 em Washington.

O instrumento de diálogo bilateral entre Brasil e Estados Unidos é conhecido como MDIC-DoC. No encontro, foram discutidos temas como a facilitação de comércio e investimentos, cooperação técnica entre órgãos dos dois países e ações de estímulo para atração de investimentos americanos para setores estratégicos como o de biotecnologia.

O ministro Armando Monteiro ressaltou a importância estratégica dos Estados Unidos para o Brasil. "Para nós, sem dúvida, é um mercado prioritário, e já iniciamos uma ação que marca uma posição mais ativa do Brasil em relação aos americanos. Inclusive é bom destacar que minha primeira viagem oficial foi a Washington justamente para tratar de temas relevantes e que trazem resultados efetivos nas trocas comerciais que são a facilitação de comércio e coerência regulatória", disse.

Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura da 9ª edição do Fórum de CEOs contou com a presença dos ministros do Desenvolvimento, Armando Monteiro; das Relações Exteriores, Mauro Vieira; e da Casa Civil, Aloízio Mercadante. Do lado norte-americano, participaram a assessora do Conselho de Segurança Nacional para Assuntos Econômicos Internacionais da Casa Branca, Caroline Atkinson, e o vice-secretário de Comércio dos EUA, Bruce Andrews.

Mauro Vieira destacou a importância do fórum, que agrega grandes empresas dos dois países e representa "um lastro para as relações comerciais bilaterais". O ministro lembrou que foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos, entre os anos de 2010 e 2013, período em que acompanhou todas as reuniões do fórum de CEOs realizadas em Washington. "É uma reunião de alto nível, muito importante e que colabora para as discussões governamentais, uma vez que apresenta conteúdo do setor privado dos dois países", disse.

O ministro Aloízio Mercadante disse que o fórum ajuda a construir pautas para uma agenda mais consolidada para o encontro entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama. Mercadante disse que os Estados Unidos tem a economia com maior capacidade inovadora do mundo e que inovação é um tema prioritário. "Este é um foco para o Brasil. Queremos avançar em temas tecnológicos e científicos". Mercadante ressaltou que o Brasil apresenta muitas oportunidades de investimento, principalmente após o lançamento do plano de concessões. "Estamos prontos para dar um salto histórico nas relações comerciais", disse.

Em sua fala, o vice-secretário de Comércio dos EUA, Bruce Andrews, frisou que a parceria estratégica entre Brasil e Estados Unidos é crucial para setores como o de biotecnologia, energia, defesa e saúde. "É clara a evolução das relações comerciais nos últimos anos. Vemos muitas oportunidades para os dois países, principalmente na abertura de novos negócios para as nossas empresas", disse.

A assessora do Conselho de Segurança Nacional para Assuntos Econômicos Internacionais da Casa Branca, Caroline Atkinson, disse que reuniões como o Fórum de CEOs colaboram para a discussão de temas relevantes de comércio e investimentos.

Fórum de CEOs

O Fórum é integrado por 12 CEOs e dois representantes governamentais de cada país - os quais apresentam, periodicamente, recomendações aos governos de ambos os países.

Entre os representantes do setor privado brasileiro estão Josué Christiano Gomes da Silva (Coteminas) - presidência da seção brasileira; Bernardo Pinto Paiva (Ambev); Luiz Carlos Trabuco Cappi (Bradesco); José Luis Cutrale (Cutrale); Pedro de Godoy Bueno (Dasa); Frederico Curado (Embraer); Maurizio Billi (Eurofarma); Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau); Wesley Mendonça Batista (JBS); Rodrigo Galindo (Kroton Educacional); Aldemir Bendine (Petrobras); e Marco Antônio Silva Stefanini (Stefanini). Pelo lado norte-americano participam Patricia Woertz (Archer Daniels Midland) - presidência da seção americana; Andres Gluski (AES Corporation); Eduardo Leite (BAKER & MCKENZIE); Michael Corbat (Citigroup); Mary T. Barra (General Motors); William M. Brown (Harris Corporation); Mark S. Sutton (International Paper); Kenneth Frazier (Merck); Deepak Chopra (Osy Systems); Stephen Angel (Praxair) e Keith Nosbusch (Rockwell Automation).

Fonte: MDIC

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato