Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Armando Monteiro: precisamos avançar em temas não tarifários com os Estados Unidos

23/06/2015
O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, disse hoje, durante o encerramento das atividades da 9ª edição do Fórum de Altos Executivos Brasil-Estados Unidos ("Fórum de CEOs"), que o diálogo entre representantes do setor privado dos dois países resultou em recomendações em linha com alguns temas já identificados pelos governos como prioritários. "Dois pontos muito relevantes para o setor privado e para o governo são a convergência regulatória e a facilitação de comércio", ressaltou o ministro.

Armando Monteiro explicou que as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos importados são, em média, relativamente baixas. "Por isso, devemos avançar em acordos de convergência regulatória e harmonização de normas técnicas. Precisamos remover barreiras e ampliar o acesso a esse grande mercado", disse.

Os CEOs terminaram o encontro ressaltando seis macro temas que devem estar na agenda do governo dos dois países: tributos, investimento e comércio; infraestrutura; saúde; educação; energia e aviação.

O ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante, explicou que biocombustível é um tema de interesse conjunto. "Entendemos que os dois países podem desenvolver estratégias para exportarem juntos para terceiros mercados". Mercadante citou ainda que smart grids, energia solar e gás também são assuntos da pauta de discussão sobre energia entre os dois países.

No campo da saúde, Mercadante citou a possibilidade de desenvolvimento conjunto de um sistema integrado de prevenção, que oferecem exames diagnósticos mais baratos e que conseguem identificar precocemente doenças, como o diabetes, cujo tratamento traz um grande impacto aos gastos públicos com saúde. O ministro disse que a intenção é desenvolver, em parceria com os americanos, cinco centros-piloto de diagnósticos em cidades brasileiras onde haja boa gestão da saúde pública.

O vice-secretário de Comércio dos EUA, Bruce Andrews, ressaltou a importância do diálogo entre Brasil e Estados Unidos "que são duas das maiores economias globais". Segundo Andrews, o encontro entre os CEOs trouxe um ótimo resultado para temas relacionados a comércio e investimento. "Foi uma discussão dinâmica e muito produtiva", disse.

Para a assessora do Conselho de Segurança Nacional para Assuntos Econômicos Internacionais da Casa Branca, Caroline Atkinson, a retomada das atividades do Fórum de CEOs é muito importante para fomentar a relação entre os dois países.

Fórum de CEOs

O Fórum é integrado por 12 CEOs e dois representantes governamentais de cada país - os quais apresentam, periodicamente, recomendações aos governos de ambos os países. Além de Monteiro, participa, pelo lado brasileiro, o Ministro-Chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Os integrantes pelo governo norte-americano são Subsecretário de Comércio, Bruce Andrews, e a Vice-Assessora de Segurança Nacional para Assuntos Econômicos da Casa Branca, Caroline Atkinson.

Entre os representantes do setor privado brasileiro, estão Josué Christiano Gomes da Silva (Coteminas) - presidência da seção brasileira; Bernardo Pinto Paiva (Ambev); Luiz Carlos Trabuco Cappi (Bradesco); José Luis Cutrale (Cutrale); Pedro de Godoy Bueno (Dasa); Frederico Curado (Embraer); Maurizio Billi (Eurofarma); Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau); Wesley Mendonça Batista (JBS); Rodrigo Galindo (Kroton Educacional); Aldemir Bendine (Petrobras); e Marco Antônio Silva Stefanini (Stefanini). Pelo lado norte-americano participam Patricia Woertz (Archer Daniels Midland) - presidência da seção americana; Andres Gluski (AES Corporation); Eduardo Leite (Baker & Mckenzie); Michael Corbat (Citigroup); Mary T. Barra (General Motors); William M. Brown (Harris Corporation); Mark S. Sutton (International Paper); Kenneth Frazier (Merck); Deepak Chopra (Osy Systems); Stephen Angel (Praxair) e Keith Nosbusch (Rockwell Automation).

Fonte: MDIC

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato