Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Brasil pede que EUA eliminem barreiras não tarifárias

02/07/2015
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, pediu que o governo norte-americano elimine barreiras não tarifárias aos produtos brasileiros o mais rápido possível para facilitar o fechamento de um acordo comercial entre o Brasil e os Estados Unidos.

Ele reuniu-se dia 30 com a secretária de Comércio norte-americana, Penny Pritzker, em Washington.

Segundo o ministro, que acompanha a presidente Dilma Rousseff em visita oficial aos Estados Unidos, o governo brasileiro está empenhado em padronizar normas técnicas, regulamentações e padrões para ampliar o acesso das mercadorias brasileiras ao mercado americano.

Para ele, os acordos assinados são um passo importante nesse sentido.

"Estamos assinando acordos substantivos na área de facilitação de comércio e na harmonização de normas técnicas e convergência de padrões, e tudo isso para remover barreiras, por assim dizer, barreiras não tarifárias que impedem maior acesso de produtos brasileiros ao mercado americano", disse Monteiro em gravação divulgada pelo ministério.

O ministro participou também da 3ª Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, que reuniu 390 empresários dos dois países, em Washington.

No evento, Monteiro pediu engajamento do setor privado para o sucesso da agenda comercial entre o Brasil e os Estados Unidos.

"O diálogo do setor privado é o que realmente move essa agenda do comércio e dos investimentos. Os governos podem estabelecer os marcos da agenda, estimular e fazer uma ação convergente, mas o que dá a dimensão da relação é exatamente o grau de maior integração entre os setores privados dos dois países", disse o ministro na gravação.

Monteiro destacou que a parceria com os Estados Unidos na área de inovação será importante para modernizar e dar mais competitividade à indústria brasileira.

Segundo ele, existe um grande potencial para que o Brasil e os Estados Unidos aprofundem a troca de informações nessa área e construam um instrumento para o desenvolvimento do setor industrial brasileiro.

Fonte: Exame

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato