Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Em conversa telefônica,Temer e rei da Arábia Saudita debatem reforço da parceria econômica

25/04/2018
O presidente Michel Temer informou via Twitter que recebeu telefonema do rei da Arábia Saudita, Salman Bin Abdulaziz Al Saud, na segunda-feira (23). Segundo Temer, o monarca saudita "revelou grande interesse pelo Brasil neste momento de importantes transformações econômicas".

"Acordamos reforçar a parceria econômica Brasil-Arábia Saudita, em busca de mais comércio, mais investimentos, mais empregos", disse o presidente brasileiro em sua conta na rede social.

A Arábia Saudita é a principal parceira comercial do Brasil no mundo árabe. No primeiro trimestre deste ano, porém, as exportações brasileiras para lá caíram 25,6% em relação ao mesmo período de 2017, para US$ 579,4 milhões, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Os principais produtos embarcados foram carne de frango, açúcar, material de defesa, carne bovina e soja.

Na outra mão, a Arábia Saudita vendeu ao Brasil o equivalente a US$ 632,8 milhões, um aumento de 38,6% sobre os três primeiros meses do ano passado. Petróleo e derivados foram de longe os principais itens comercializados, seguidos de plásticos, fertilizantes, produtos químicos orgânicos e alumínio.

A agência de notícias estatal Saudi Press Agency (SPA) noticiou o telefonema nesta terça-feira (24), informando que os dois chefes de estado falaram sobre cooperação entre os países e em formas de aumentá-la, especialmente na área econômica.

O rei relatou a conversa ao seu gabinete de ministros em reunião nesta terça no Palácio Al-Yamanah, em Riad. Salman contou também ter falado por telefone com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, e com os primeiros-ministros do Canadá, Justin Trudeau, e da Noruega, Erna Solberg.

De acordo com a SPA, o gabinete ainda confirmou o lançamento pelo rei no próximo sábado do projeto Al-Qiddiya, novo polo de entretenimento, esportes e cultura que será construído a oeste da capital, como parte da estratégia Visão 2030, que prevê o relaxamento do rígido código de costumes do país e a diversificação de sua economia.

Comissão

Na semana passada, o Senado brasileiro aprovou a criação de uma comissão parlamentar Brasil-Arábia Saudita, que será presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS). O vice-presidente será o senador e ex-presidente Fernando Collor, autor do projeto.

Segundo informações da Agência Senado, Collor anunciou a vinda de uma delegação saudita ao Brasil esta semana, e que um dos interesses do país árabe é discutir a compra de aviões militares de carga KC-390 da Embraer.

Fonte: ANBA

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato