Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Acordo Mercosul-Coreia do Sul e investimentos na pauta da visita de Aloysio Nunes a Seul

24/05/2018
Em visita a Seul, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes destacou a importância do lançamento nesta sexta-feira (25) das negociações de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Coreia do Sul não apenas ao incremento das trocas comerciais entre o Mercosul e o Brasil em especial com o país asiático mas também para o aumento do fluxo de investimentos sul-coreanos no País.

Na última etapa de sua viagem à Ásia, o ministro Aloysio Nunes reuniu-se ontem (23) com o primeiro-ministro Lee Nak-yon, que manifetou interesse em investimentos sul-coreanos nas áreas de construção naval e de ferrovias. Aloysio Nunes, por sua vez, ressaltou disposição da indústria brasileira em suprir a demanda da Coreia por aviões de patrulha marítima.

Ainda ao tratar dos temas bilaterais, Aloysio Nunes agradeceu a decisão sul-coreana de retomar as importações de carne suína brasileira, gesto que se reveste de especial significado por ocorrer às vésperas do lançamento das negociações de acordo comercial entre o Mercosul e a Coreia do Sul. Disse esperar decisão semelhante em relação à carne bovina brasileira. De sua parte, Lee Nak-yon agradeceu igualmente a abertura à importação de peras sul-coreanas e falou do interesse de exportação de morango para o Brasil.

O primeiro-ministro Nak-yom saudou o fato de o Brasil ter sido o primeiro na América Latina a reconhecer a independência do país em 1949. Ele e o chanceler brasileiro recordaram que, em 2019, serão celebrados os 60 anos do estabelecimento de relações diplomáticas (1959), data que será comemorada com a realização de eventos culturais e acadêmicos em ambos os países.

De acordo com o Itamaraty, o ministro Aloysio Nunes transmitiu a seu interlocutor o desejo do governo brasileiro de que o diálogo intercoreano avance para a solução que o mundo espera: a desnuclearização da Península Coreana e o fim das tensões entre os dois países vizinhos. Nesse sentido, saudou a coragem política do presidente Moon Jae-in pelo destravamento do diálogo entre as partes, algo que já conta com o reconhecimento da comunidade internacional.

Esta é a segunda visita à Coreia do Sul feita por Aloysio Nunes Ferreira, que esteve no país na 7ª edição do Fórum Mundial da Água, em 2015.

No segundo dia de sua visita a Seul, o ministro Aloysio Nunes Ferreira reuniu-se com o vice-presidente sênior do grupo Hyundai Motor, David Kim, bem como com o diretor responsável pelas plantas de fabricação no Brasil e nos Estados Unidos, e com o responsável pelo setor de vendas do grupo na América Latina.

Os sul-coreanos transmitiram ao chanceler brasileiro a satisfação com as operações do Brasil, planejadas em 2008 e em atividade produtiva desde 2012. Disseram que o sucesso no país resultaria da decisão da empresa de desenvolver produtos que fossem do agrado e suprissem as necessidades específicas do mercado brasileiro.

Destacaram a criação de 5 mil empregos diretos e 20 mil empregos indiretos no país, os quais se desenvolvem em ambiente de trabalho decente, em conformidade com os preceitos da OIT, de acordo com a Secretaria de Emprego e Relações Trabalhistas do Estado de São Paulo.

Ao agradecer as informações recebidas dos executivos da Hyundai, Aloysio Nunes Ferreira falou a respeito das medidas em curso no Mercosul em favor do comércio de automotivos. Também fez apresentação sobre as perspectivas que se abrem em múltiplos mercados no contexto das negociações do Mercosul com diversos países. Por fim, mencionou a importância de contar com a atenção e o estímulo do setor privado coreano para o encaminhamento positivo das negociações Mercosul-Coreia do Sul, que serão lançadas amanhã (25), em Seul.



Fonte: Itamaraty

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato