Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Sindasp alerta que gargalo em aeroportos pode impactar exportações aéreas brasileiras

31/07/2018
Os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, os dois maiores do Brasil na movimentação de carga aérea, vem sofrendo com restrições de espaço em seus terminais, culminando até mesmo com a suspensão temporária no recebimento de mercadorias com destino ao exterior.

Após o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, divulgar interrupção nas exportações(março e, agora, em junho), agora foi a vez de Viracopos, localizado no interior de São Paulo. O aeroporto de Campinas soltou um comunicado na semana passada que as exportações ficariam temporariamente sem embarque no aeroporto entre a última sexta-feira (13) e segunda-feira(16) - (confira comunicados no final da matéria).

Sindasp alerta para retorno de greve

Diante desses impasses, o Sindasp - Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo - categoria que responde por 97% do desembaraço do comércio exterior brasileiro, alertou que o momento deverá se agravar logo no início de agosto, com o final da interrupção da greve dos Fiscais da Receita Federal. "Se hoje convivemos com problemas nos dois maiores terminais de carga aérea do Brasil, após o dia 31 de julho (prazo do Sfisco/Receita Federal para retomar a greve), a expectativa é de que a situação se agravará", sentencia Marcos Farneze, Presidente do Sindasp.

Viracopos pode aumentar área

Após alerta do Sindasp, Viracopos pode ampliar área para Exportação foi o que afirmou o diretor de Operações da ABV (Viracopos), Marcelo Motta. O alerta sobre gargalos dos embarques com destino ao exterior em aeroportos foi notícia no Jornal Valor. Mota aponta que Viracopos pode ampliar o espaço de armazenamento, por meio de lonas em áreas do terminal não usadas atualmente. "Estamos avaliando se esse movimento maior de exportações ainda é um pico, ou se vai sustentar. Se for verificado que é mesmo uma tendência firme e estrutural, poderemos fazer ampliação", diz o diretor de Viracopos.

Fonte: Sindasp

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato