Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Prefeitura de Guarulhos discute formas de aproximação para ampliar comércio com países árabes

03/08/2018
A Prefeitura Municipal de Guarulhos quer incentivar o comércio das empresas da cidade com o mercado árabe e as relações culturais do município com a região. O secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação de Guarulhos, Rodrigo Barros, e o secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, estiveram na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista, nesta quinta-feira (02) para buscar formas de aproximação com os países árabes.

Juntamente com comitiva, eles foram recebidos pelo CEO da entidade, Michel Alaby, e pelo vice-presidente administrativo, Adel Auada. A visita fez parte de uma agenda maior de Prefeitura, de aproximação com câmaras de comércio, consulados e embaixadas, para desenvolver as relações da cidade com outros países. "O mundo árabe tem se mostrado muito aberto para a relação comercial com o Brasil", disse Barros em entrevista à ANBA, complementando que, ao procurar a Câmara Árabe, o intuito é falar com os 22 países árabes.

Comitiva de Guarulhos visitou Câmara Árabe

O secretário Barros quer fomentar tanto a importação de produtos árabes pelas empresas de Guarulhos quanto a exportação delas para a região. O objetivo é fortalecer a indústria local. "Temos interesse em fortalecer a indústria da cidade de Guarulhos e acreditamos que a exportação fortifica a competitividade da indústria", disse. Ele vê perspectiva para exportação de produtos como materiais elétricos, metais e itens de higiene e cosméticos.

Barros cita empresas instaladas na cidade que já tem comércio com os árabes, como a Tecfil, indústria de filtros automotivos que vende ao Egito, e outras que não vendem, mas têm potencial para tal, como a SIL, de fios e cabos elétricos, a Ecco Brasil, de cosméticos, e a Higie Top, de higiene, a Karina, de PVC, e a Rosset, de produtos têxteis.

O município de Guarulhos é conhecido principalmente por abrigar o Aeroporto Internacional de São Paulo, que atende a capital paulista e é o maior do Brasil. O aeroporto é importante fonte de renda e movimentação para Guarulhos, mas a cidade também tem uma gama de empresas bem desenvolvidas. Ela é sede de 426 empresas exportadoras e de 637 importadoras.

No encontro na Câmara Árabe foi planejada a realização de um evento, em Guarulhos, com empresários da cidade para apresentar a eles os caminhos para exportar aos países árabes. Ainda não há data definida, mas ele deve ser feito em parceria com a Câmara Árabe. Além de Alaby, recebeu o grupo o coordenador de Gerenciamento de Informações da entidade, Marcus Pillon.

Os planos da Prefeitura incluem a realização de evento sobre a cultura árabe. Em entrevista à ANBA, o secretário Smeili afirmou a ideia é oferecer um espaço para as embaixadas árabes apresentarem a cultura, as tradições e a culinária dos seus países. Também está nos planos a realização de um fórum de grandes cidades na área de direitos humanos e a ideia é chamar representantes de municípios árabes. Já está acertado que ocorrerá na cidade, no dia 11 de dezembro deste ano, o Fórum Municipal de Direitos Humanos.

Três companhias aéreas árabes têm voos com chegadas e partidas no Aeroporto Internacional de Guarulhos - a Emirates, a Qatar Airways e a Royal Air Maroc - e por isso o secretário Rodrigo Barros quer atrair os viajantes árabes para hospedagem em Guarulhos. "Temos 19 equipamentos hoteleiros com condições de atender essa demanda", disse. O secretário afirma que a cidade tem vocação para o turismo de negócios e possui ainda atrativos turísticos como gastronomia, espaços verdes e shoppings.

O município de Guarulhos tem interesse ainda em receber investimentos árabes. Rodrigo Barros citou alguns dos projetos que podem interessar a investidores do mundo árabe, como a construção da Arena Multiuso Coberta para esportes, o Parque Tecnológico de Guarulhos, o Centro de Convenções e o Centro Administrativo da Prefeitura, além de uma licitação para iluminação pública da cidade.

Fonte: ANBA

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato