Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Itamaraty demite presidente da Apex-Brasil

09/04/2019
Através de uma nota curta, de pouco mais de cinco linhas, o Itamaraty anunciou hoje (9) a exoneração do embaixador Mário Vilalva da presidência da Agência Brasileira de Promoção das Exportações Investimentos (Apex-Brasil).

No comunicado divulgado, a chancelaria justifica a demissão do embaixador Vilalba "como parte do processo de dinamização e modernização do sistema de promoção comercial brasileiro".

Vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, a Apex-Brasil tem a incumbência depromover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Mario Vilalva é o segundo presidente da Apex demitido no governo de Jair Bolsonaro, que completa 100 dias nesta semana. Antes dele, Alex Carreiro comandou a agência por dez dias.

A possibilidade de demissão de Vilalva era comentada nos últimos dias nos bastidores do governo federal. Mas durante o dia de hoje o diplomata disse que não pretendia se demitir da função.

O embaixador entrou em rota de colisão com Ernesto Araújo após o ministro ter promovido uma alteração no estatuto da agência sem informá-lo. A alteração no estatuto, feita em março, pretende adequar a agência à legislação que a criou, mas foi feita sem que o presidente da Apex-Brasil fosse consultado e de modo a retirar poderes da presidência.

Segundo fontes do governo, a mudança no estatuto tinha como intuito fortalecer a diretoria da agência, composta hoje por integrantes próximos à família Bolsonaro e ao PSL.

Antes mesmo da alteração no estatuto da agência, Vilalva havia entrado em embate com dois diretores, que se recusavam a assinar atos da agência, promovendo uma paralisação administrativa na Apex - entre as polêmicas, questões relacionadas à nomeação de funcionários, supostamente sem currículo para o posto, como um ex-candidato a deputado pelo PSL, e a assinatura de contratos.

A íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty para anunciar a exoneração do presidente da Apex-Brasil segue abaixo:

"Como parte do processo de dinamização e modernização do sistema de promoção comercial brasileiro, o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo, anuncia a exoneração do Embaixador Mário Vilalva da presidência da APEX.

O Ministro das Relações Exteriores agradece a colaboração que o Embaixador Mario Vilalva prestou à frente daquela Agência nos meses iniciais da atual gestão."

Fonte: Itamaraty

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato