Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

O que o Mercosul tem a ganhar após acordo com a União Europeia

28/06/2019
Com 264 milhões de habitantes e um PIB de quase 1/8 do bloco europeu, países do grupo americano devem se beneficiar com o novo acordo

O Mercosul é uma "união aduaneira imperfeita". A frase se repete como um mantra na história do bloco, criado em 1991 com o objetivo de integração comercial, que avançou lentamente e pode, agora, encontrar um novo estímulo com um acordo com a União Europeia (UE).

Especialistas consultados pela AFP concordam que, além dos benefícios comerciais que Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai podem obter do acordo com a UE, o pacto funcionaria como catalizador institucional para um bloco estagnado, com 264 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) que é quase 1/8 do seu colega europeu.
Meio do caminho

"A quase 30 anos de sua criação, não se alcançou sequer o cenário de União Aduaneira" no Mercosul, explica Nicolás Albertoni, especialista em Comércio da Georgetown University, em Washington, nos EUA. Embora exista uma Tarifa Externa Comum (TEC), há muitas exceções e, por isso, fala-se de "imperfeição": os países-membros aplicam tarifas próprias em vez da TEC quando negociam com terceiros, explica.

Fonte: Exame

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato