Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

O real em destaque internacional

01/09/2010
Apesar de o efeito recessivo da crise financeira americana estar presente, há no mercado internacional uma nova e agitada dança de moedas.

Em meio à possibilidade de se ter uma depressão econômica global, no período entre 2007 e 2010, o mercado mundial de divisas cresceu 20%.

Nos contratos de câmbio a moeda americana vem perdendo espaço para outras moedas como o iene e o euro. No início da década, a moeda única europeia representou 10% das reservas bancárias mundiais, hoje está em cerca de 30%. O dólar que já atingiu 80% dessas reservas recuou para 65% do total. No mercado internacional de câmbio, o volume de transações de moedas de países desenvolvidos vem perdendo terreno para as divisas de países emergentes.

Em 2004, o volume negociações diárias entre dólar e real foi de US$ 3 bilhões. Neste ano, a média diária ultrapassou US$ 25 bilhões. Essas operações são realizadas no mercado de derivativos da BM&FBovespa.

O movimento dessa negociação diária entre dólar e real tende a crescer e isso provocará maior valorização da moeda nacional. Essa preferência não consiste somente em motivações especulativas, mas se prende às oportunidades que o País apresenta para os investidores estrangeiros institucionais.

O sistema financeiro nacional mostrou-se sólido e eficaz durante os abalos financeiros internacionais. Surge, também, a necessidade de capitalização da Petrobrás. Em um ano eleitoral, essa avaliação sobre o comportamento da moeda nacional endossa a crença dos investidores nacionais e estrangeiros de que não haverá mudança na estrutura da política de governança econômica do País.

Fonte: O Estado de São Paulo


Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato