Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Mantega: "Guerra cambial está se transformando em guerra comercial"

10/01/2011
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, advertiu que uma "guerra comercial" está prestes a ocorrer se os governos continuarem pressionando pela desvalorização de suas moedas para favorecer as exportações. Em sua primeira entrevista exclusiva como ministro do governo de Dilma Rousseff, ele afirmou ao jornal britânico "Financial Times" que o Brasil está pronto para tomar novas medidas para evitar a apreciação do real.

- Esta é uma guerra cambial que está se transformando em uma guerra comercial - disse.

Segundo Mantega, o Brasil vai levar a questão da manipulação do câmbio à Organização Mundial do Comércio (OMC) e a outros órgãos internacionais. E Estados Unidos e China estão entre os maiores violadores de regras comerciais por meio do câmbio, disse.

- Vocês podem esperar novas medidas no mercado futuro - afirmou ao "FT".

De acordo com o ministro, a manipulação cambial estará na agenda do G-20 este ano, e o Brasil vai pressionar para que a OMC defina essa prática como uma forma velada de subsídio às exportações. Analistas, porém, consideram difícil qualquer mudança neste sentido, até porque a China provavelmente a vetaria.

- Temos excelentes relações comerciais com a China... Mas há alguns problemas... Claro que gostaríamos de ver uma valorização do yuan - disse Mantega, acrescentando que a desvalorização excessiva da moeda chinesa distorce o comércio mundial.

Os comentários de Mantega ao "FT" foram feitos dias depois de o Brasil criar um compulsório para operações de câmbio, e de outros países, como Chile e Peru, também tomarem medidas para conter a apreciação de suas moedas.

Fonte: O Globo

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato