Logo HVAC-R
Logo Abrava
Logo Apex Brasil
São Paulo, Brasil -
Português   |   Inglês   |   Espanhol
Página Inicial > Notícias

Fundos de capital protegido são opção na crise

26/09/2011
Em momentos de crise, com a Bolsa caindo e o dólar subindo fortemente, investidores querem fugir do risco. Os fundos de capital protegido são alternativa para quem busca rendimento maior, mas sem correr o risco de perdas. A principal característica desta aplicação é a garantia do montante principal investido. Em contrapartida, os ganhos são limitados. Os fundos abrem em determinados momentos para captação e, depois, voltam a fechar. O intervalo para reabertura varia de banco para banco.

Para resgates, as restrições também variam de acordo com a instituição. Como o desempenho é atrelado a commodities (matérias-primas com cotação internacional) ou índices de ações, há um período de vigência, ou seja, um prazo para a aplicação render o previsto. Por isso, a maioria dos fundos fica fechada a saques durante este período, geralmente de um ano a um ano e meio. As taxas de administração variam de 1,5% a 3% ao ano.

Banco do Brasil e Itaú Unibanco planejam abrir captações ainda neste ano. Segundo Carlos Takahashi, presidente da BB DTVM, gestora do Banco do Brasil, será lançado um fundo atrelado a commodities.

- Estamos estudando o melhor formato - diz Takahashi, cuja gestora tem seis fundos em funcionamento, com patrimônio de R$643 milhões.

O Itaú Unibanco deverá lançar mais um fundo. Segundo Bruno Morier, gestor de fundos estruturados, o banco tem oito fundos vigentes, com R$800 milhões.

- Esses fundos são uma boa opção para diversificar em momentos de crise - diz Luiz Roberto Calado, autor do livro "Fundos de investimentos", da editora Campus/Elsevier.

O Santander, por exemplo, teve um fundo atrelado ao Ibovespa que venceu quando o índice acumulava alta acima de 40%, limite estabelecido. Segundo Aquiles Mosca, estrategista do Santander, os investidores receberam 190% do CDI (média dos juros entre bancos, que segue a Taxa Selic). A média do retorno dos nove fundos do Santander já encerrados é de 120% do CDI.

Fonte: O Globo

Programa Abrava Exporta
HVAC-R Brasil

Av. Rio Branco, 1492
CEP: 01206-001 | São Paulo − SP
Tel: 55 11 3361.7266 R. 120
Todos os direitos reservados®
www.abravaexporta.com.br

ContatoYoutubeContato