Além da ampliação de 101 para 121 países contemplados, agora será possível fazer o download dos dados da ferramenta
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acaba de atualizar o Mapa de Oportunidades. A ferramenta contribui para a etapa fundamental de tomada de decisão estratégica das empresas exportadoras sobre quantos e quais mercados devem ser priorizados em suas iniciativas de comércio exterior. Para 2022, o Mapa conta com algumas novidades, como a ampliação de 101 para 121 países contemplados e possibilidade de download dos dados.
A ampliação de países contemplados no Mapa de Oportunidades visa a aumentar o leque de possibilidades para o exportador brasileiro. A lista, que agora conta com 20 países a mais, foi ampliada de acordo com critérios objetivos de atratividade dos países. Entre os critérios estão o país possuir Setor de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, além de parâmetros relacionados às importações mundiais e às exportações brasileiras no ano de referência.
“O Mapa de Oportunidades é uma solução altamente estratégica para as empresas brasileiras que querem exportar, uma vez que a seleção de mercados é um fator crucial no planejamento de exportação. E essa escolha pode ser feita com base na metodologia que vem sendo aperfeiçoada ano a ano pela Inteligência da ApexBrasil”, explicou o Coordenador de Análise de Mercado da ApexBrasil, João Ulisses Rabelo Pimenta.
Também foi adotada a Classificação Uniforme para o Comércio Internacional (CUCI), para compatibilizar as análises com outras instituições de comércio exterior, incluindo o Ministério da Economia. Assim, os antigos Setores e Subsetores foram substituídos por Divisões e Grupos de produtos, respectivamente. Além disso, agora é possível fazer download dos dados do Mapa de Oportunidades, o que facilitará análises posteriores para os empresários que decidirem se aprofundar nos mercados.
Saiba mais
Criado em 2015, o Mapa de Oportunidades é uma ferramenta digital que permite visualizar geograficamente as oportunidades nos mercados internacionais para milhares de produtos da oferta exportadora brasileira. O principal objetivo é classificar oportunidades reais de exportação em perfis que representam diferentes estágios da participação brasileira no mercado. Dessa maneira, é possível identificar e comparar os tamanhos dos mercados, sua classificação estratégica para o posicionamento das vendas, as exportações brasileiras por destino, o principal concorrente no mercado, as barreiras tarifárias e não-tarifárias, entre outros aspectos.